12 de junho de 2023
Atendimento digital ajuda bancos a atingirem metas de sustentabilidade
Transações on-line dispensam impressão e armazenamento de documentos; Banco Mercantil deixou de consumir mais de 14 toneladas de papel em 2022
A utilização de plataformas de atendimento digitais, como aplicativos e canais de comunicação on-line, está ajudando as instituições financeiras a cumprirem suas metas de sustentabilidade. O investimento em tecnologia, além de auxiliar na inclusão digital dos clientes, é um importante aliado para a redução do consumo de papel e de água nas agências bancárias, colaborando para a preservação de recursos naturais.
Desde 2017, o Banco Mercantil tem conduzido o processo de transformação da sua rede de atendimento para a modalidade paperless (sem papel), por meio do uso de tablets e plataforma digital, dispensando a impressão e o armazenamento de documentos. Com isso, a instituição reduziu o consumo de 14,45 toneladas de papel somente em 2022.
Esse movimento é acompanhado por um robusto investimento em soluções tecnológicas especialmente voltadas ao público 50+, com o objetivo de tornar os serviços ainda mais funcionais. “O banco tem apostado fortemente nas transações via aplicativo e WhatsApp, empregando tecnologia de ponta para proporcionar mais segurança, agilidade e alta escalabilidade dos processos”, destaca a gerente de Governança Corporativa e Relações com Acionistas, Larissa Araújo.
Com foco na preservação do meio ambiente, o Banco Mercantil também alcançou, no ano passado, uma redução de 123.602 kWH no consumo de energia, em relação a 2021, impulsionado pela substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. “Nossos investimentos na implementação de fontes de energia renovável nas agências, desde 2018, são muito positivos. Ao longo de quatro anos, as centrais de energia já contribuíram para a redução da emissão de 2.156,042 toneladas de CO2 na atmosfera. Atualmente, todas as unidades do Banco Mercantil em Minas Gerais já utilizam energia renovável e, em 2023, o objetivo é levar essa solução para todos os pontos de atendimento no Brasil”, revela.
ODS – Alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, eleitos no Pacto Global, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, empresas e organizações estão apostando cada vez mais em ações sustentáveis, visando contribuir para o alcance de metas do Pacto.
O Mercantil é uma das empresas que integram o Pacto, assinado de forma voluntária em 2020. Desde então, o banco vem investindo em operações e estratégias pautadas em princípios universais, como direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. “O setor privado, especificamente o financeiro, tem assumindo um papel relevante no cumprimento dos ODS, ao colocar ativos à sua disposição, sendo capaz de gerar valor aos negócios e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, avalia Larissa.
Para a gerente do Mercantil, o fato de as empresas integrarem os objetivos sustentáveis às suas atividades, além de cidadania corporativa, é um posicionamento estratégico necessário ao sucesso futuro do próprio negócio. “A busca ativa pelos ODS beneficia as empresas por meio de inovações, oportunidades de negócios e desenvolvimento para a comunidade, incentivando o alinhamento de estratégias de longo prazo e direcionando esforços para atender, simultaneamente, às demandas dos acionistas e da sociedade em geral”, complementa.
A especialista ainda destaca que o Mercantil vem impulsionado suas práticas, alinhadas em alguns pilares estratégicos, como Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Conduta Ética e Transparência. “Temos exemplos práticos de como avançamos, nos últimos anos, implementando ações e projetos que buscam oferecer emprego digno e crescimento econômico, reduzir as desigualdades, combater as alterações climáticas e incentivar o consumo responsável de produtos – alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável mais alinhados às nossas operações”, finaliza.
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