3 de março de 2023

Banco Mercantil comemora avanços em 2 anos de Open Finance

  Autor: Eh Up Comunicação

Instituição financeira é referência nacional entre as instituições que compõem o ecossistema

Após dois anos da implantação do Open Finance no país, instituições financeiras participantes do ecossistema, como o Banco Mercantil do Brasil, comemoram resultados e avanços nas operações.

Com aproximadamente 17,3 milhões de consentimentos de clientes para o compartilhamento de seus dados pessoais e bancários em todo o país, segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o Open Finance permitiu que os bancos aumentassem a oferta de crédito e tornassem as operações mais confiáveis, reduzindo a inadimplência.

Referência no pagamento de benefícios do INSS, o Banco Mercantil do Brasil foi o primeiro a utilizar o Open Finance para oferecer, por exemplo, uma nova forma de quitação de dívidas. “Após o cliente aceitar a negociação para a quitação de sua dívida, ele recebe um link para o pagamento do valor acordado. Todas as informações da dívida estarão visíveis e ele poderá escolher em qual banco quer quitar o débito. O pagamento será online e o cliente terá sua dívida liquidada”, explica a especialista em estratégia digital e líder da área no Mercantil, Andressa Tavares.

A iniciativa possibilitou ao Banco a conquista de dois prêmios no Open Summit Awards, considerado uma das maiores premiações para o ecossistema. “Com o novo produto, conseguimos restabelecer novos limites de crédito online para o cliente, que pode mudar seu status de devedor, voltando a fazer negócios com o Banco. Na prática, a experiência de quitação de dívidas se torna mais simples e fluída”, diz ela, que ainda destaca a segurança da transação como um dos diferenciais. “Assim, não há margem para o cliente receber um boleto de um fraudador com um código de barras enviesado”, complementa.

Através do Open, o Mercantil oferece também a Iniciação de Pagamentos, que é a possibilidade de iniciar uma transação a partir de uma instituição financeira e finalizá-la em outra com o saldo disponível. “Esse novo sistema trouxe agilidade e mais segurança e praticidade ao processo de compra. Importante lembrar que para pagar via Open Finance, o cliente não precisa aderir ao compartilhamento de dados desse sistema, basta ele autorizar a transação para concluir o processo de pagamento”, explica a especialista do Banco. 

Vantajoso para os clientes, porém ainda desconhecido

Neste balanço dos dois anos de implementação, Andressa avalia que o Open Finance é extremamente vantajoso para os clientes, à medida que aumenta a competitividade entre as instituições financeiras e incentiva o desenvolvimento de soluções e funcionalidades de forma personalizada. “Mesmo com essas vantagens, o Sistema ainda é desconhecido por um grande número de pessoas. O grande desafio é que ele seja popularizado”, diz a estrategista.

Segundo ela, o termo pode ser literalmente traduzido como “Sistema bancário aberto”. “Através dele, os clientes podem emitir um consentimento, autorizando o compartilhamento dos seus dados entre as instituições financeiras que integram o ecossistema, entre elas bancos, cooperativas de crédito, fundos de pensão, plataformas de investimentos e fintechs”, observa. 

Esse compartilhamento, entretanto, não significa que os dados estejam abertos. Andressa destaca que tudo é feito de forma totalmente segura e gratuita, por meio das APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) nos próprios canais digitais das instituições, sem que haja riscos de informações serem vazadas.

Como aderir ao Open Finance

Segundo a especialista do Banco Mercantil do Brasil, os clientes têm várias formas de aderir ao sistema. O primeiro passo é checar no site Open Finance Brasil se o seu banco integra o ecossistema e qual etapa de operações ele oferece.

“Se a instituição financeira faz parte, por exemplo, da etapa de compartilhamento de dados, o cliente vai acessar o aplicativo dessa instituição, vai no Menu Open Finance e seguir o passo a passo para autorizar o compartilhamento dos seus dados”, diz. No caso do Mercantil, estarão disponíveis para os clientes os dois serviços prestados pelo Banco, por meio do ecossistema: a quitação de dívidas e a iniciação de pagamentos. “O Open Finance faz parte da estratégia do Banco Mercantil. O nosso maior objetivo é facilitar o dia a dia do nosso cliente, agregando valor nas suas experiências financeiras”, encerra.

Relações com a mídia

Carla Fialho – carla.fialho@ehup.com.br – (31) 2551-3480

Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.cm.br – (31) 98827-9002

Cadastre-se para receber os releases do Banco Mercantil