17 de junho de 2022

Banco Mercantil divulga Relatório de Sustentabilidade

  Autor: Eh Up Comunicação

Documento traz dados que mostram a evolução em Governança e os projetos sociais e ambientais desenvolvidos ao longo de 2021, em todas as cidades onde atua.

O Banco Mercantil do Brasil acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade, com dados e ações realizadas em 2021, quando bateu um lucro recorde: R$184 milhões. No último ano, o  Mercantil avançou para se tornar cada vez mais inclusivo, inovador, digital e responsável social e ambientalmente.

Uma importante contribuição relatada no documento é a transformação de toda a sua rede de atendimento em pontos paperless, modelo no qual as transações de rotina são realizadas em tablets e plataformas digitais para eliminar a impressão e armazenamento de documentos.  Além de diminuir o consumo de papel, a medida gera melhoria no atendimento aos clientes, tornando o processo mais simples e eficiente. Desde a implantação do projeto, o Mercantil poupou cerca de 120 toneladas de papel, 14, 8 toneladas somente em 2021.

Já em relação à gestão de resíduos, o MB busca desenvolver ações e projetos para o consumo consciente dos recursos naturais e, ainda, para a adequada condução do destino dos resíduos gerados pelas atividades da empresa. Entendendo a relevância dos impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos do ponto de vista ambiental e social, o banco tem trabalhado para reduzir a utilização de recursos por meio do uso de tecnologias e digitalização de processos, e ainda pela destinação correta para os materiais. Todos os equipamentos eletrônicos descartados, por exemplo, são encaminhados a entidades que promovem a destinação correta desses itens.

Com a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, entre outras medidas, também houve uma redução de 162.567 KWh de energia elétrica em 2021.  A meta do Mercantil para este ano é a utilização de 80% de energia renovável originada de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) ou parques solares. Isso significa geração de energia a partir de fontes livres de emissão de CO2 e baixo impacto ambiental. No período entre janeiro e dezembro de 2021, o Banco reduziu o total de 577,6 toneladas de emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo, dessa forma, com os esforços mundiais para a redução do aquecimento global. “Vivemos o cliente diariamente nas nossas unidades, mas essa missão inclui, também, contribuir para o engajamento social e ambiental, devolvendo para a sociedade parte do que ela nos entrega todos os anos. Não há mais espaço no mercado para empresas que não desenvolvem um modelo estratégico que contemple essa via de mão dupla”, diz a supervisora de Comunicação e Marketing, Juliana Xavier.

Responsabilidade Social  – O investimento em ações sociais também teve destaque em 2021, com aporte de cerca R$1,4 milhão de forma direta ou via leis de incentivo – valores destinados a instituições localizadas onde o Banco está presente.

Entre esses projetos está o Sabiá, cujo objetivo é lançar um novo olhar sobre a terceira idade, tema totalmente alinhado ao propósito do Mercantil do Brasil, que se posiciona no mercado como o melhor ecossistema financeiro para o público 50+ e é o 5º maior pagador de INSS no país. Entre os diversos conteúdos oferecidos, estão oficinas de dança, música, escrita, tecnologia, empreendedorismo, além de palestras dos mais diversos temas, serenatas musicais, performances e contação de histórias. O projeto teve um aporte de R$125 mil. “O apoio do Mercantil fez toda a diferença. Sem recursos, seria impossível manter o Sabiá, que leva arte, cultura e conscientização a tantas pessoas e resgata a autoestima do público da terceira idade”.

Com temática parecida, o Projeto Hábil-Idade é dedicado a idosos de Contagem (MG). Com investimento de R$80 mil, o projeto estimula a valorização e o desenvolvimento de potencialidades desse público, por meio democratização do acesso à inclusão digital e financeira, além da promoção à saúde. São oferecidas atividades como oficina de noções de informática, fotografia, hidroginástica e outras. 

O Banco trabalha ainda com foco na inclusão social e diminuição das desigualdades sociais. E o caminho para isso tem sido possibilitar o acesso de um número cada vez maior de pessoas aos serviços bancários. Trata-se da “bancarização”, um dos assuntos em destaque no Relatório. De acordo com dados do Banco Central, em 2021, o número de brasileiros bancarizados (usuários de instituições financeiras) chegou a 182,2 milhões. Consciente da importância deste processo, o Mercantil do Brasil tem atuado para fornecer serviços e produtos personalizados de forma ética, especialmente para a população concentrada nas faixas C, D e E. O uso de tecnologia e a digitalização têm sido fundamentais. 

O relatório completo está disponível no link ri.mercantildobrasil.com.br, menu Governança Corporativa.

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