14 de janeiro de 2022
Banco Mercantil do Brasil é o quinto maior pagador de benefício de INSS do país
Belo Horizonte, 14 de janeiro de 2022 – O Banco Mercantil do Brasil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira de quase 80 anos com sede em Belo Horizonte, acaba de conquistar a 5ª posição no ranking de pagamentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), chegando a 4 milhões de clientes, sendo 1.580.956 beneficiários ativos. Essa é a primeira vez que uma instituição financeira de médio porte figura entre os cinco maiores bancos do país.
Para Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil do Brasil, a consolidação em 5º lugar no ranking é reflexo do trabalho desenvolvido pelo banco, que reposicionou sua marca e hoje atua com foco no público 50+. “Alcançamos este índice de clientes beneficiários do INSS graças à nossa gestão com foco em uma operação direcionada para uma jornada de experiência intuitiva e humanizada, inclusive por meio dos canais digitais, que têm crescido exponencialmente”, ressalta.
De acordo com o executivo, o DNA do Banco Mercantil se diferencia dos demais bancos que lidam com esse público, uma vez que traz intrínseca a vocação para o público 50+. “Tão importante quanto receber esse cliente é retê-lo no banco, já que o beneficiário, a grande maioria aposentados e pensionistas, tem a opção de fazer a portabilidade do benefício para outra instituição habilitada. Para isso, idealizamos produto e serviços customizados, descontos em marketplace e investimos em novos formatos de pontos de atendimento e em tecnologia, o que justifica os altos índices de NPS e de engajamento dos clientes”.
Mensalmente, entre 70 e 100 mil novos clientes chegam ao Banco Mercantil do Brasil oriundos da folha de pagamento de benefícios do INSS. Até 2030, estima-se uma base de cerca de 45 milhões de beneficiários do INSS. Segundo dados do INSS, o total de beneficiários hoje é de 36,2 milhões.
“Poucas empresas têm olhado para o público 50+, que somará mais de 70 milhões de brasileiros até 2030, o que corresponderá a mais de 33% da população e 46% do consumo das famílias. A estratégia do Banco Mercantil é oferecer produtos diferenciados para esse público, que é cada vez mais habituado à tecnologia e está na melhor idade para fazer novos projetos e concretizar sonhos”, conclui o executivo.
Confira o ranking de instituições pagadoras:
Bradesco – 11.449.506
Banco do Brasil – 6.104.676
Caixa Econômica Federal – 6.098.818
Itaú – 5.700.780
Banco Mercantil do Brasil – 1.580.956
Santander – 1.561.265
Mercantil do Brasil
O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 4 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Não à toa, o banco foi eleito em 2021 a Empresa do Ano no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar, tendo o banco sido premiado entre os três primeiros colocados nos últimos quatro anos no GPTW em Minas Gerais.
A empresa conta com uma rede com mais de 300 pontos de atendimento, distribuídos em 180 cidades em oito estados do país.
Relações com a mídia
InPress Porter Novelli – bancomercantil@inpresspni.com.br
Robson Bertolino: +55 11 4871-1452 / robson.bertolino@inpresspni.com.br
Rodrigo Garcia: +55 11 3323-1557 / rodrigo.garcia@inpresspni.com.br