24 de outubro de 2022

Banco Mercantil do Brasil tem nota elevada pela Fitch Ratings

  Autor: Inpress Porter Novelli
  • Novo Rating Nacional de Longo Prazo foi classificado em ‘A-(bra)’
  • Agência afirmou também o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F2(bra)’
  • Evolução se deve ao acelerado processo de reposicionamento estratégico do banco no mercado nacional

São Paulo, 21 de outubro de 2022 – O Banco Mercantil do Brasil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira com foco no público 50+, acaba de receber uma nova elevação de rating pela agência internacional de classificação de risco Fitch Ratings, a segunda em cerca de um ano. O Rating Nacional de Longo Prazo do Banco Mercantil do Brasil S.A. (BMB) foi classificado em ‘A-(bra)’, saltando de ‘BBB+(bra)’ da análise anterior. A agência afirmou também o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F2(bra)’, antes ‘F3(bra)’.

Em seu relatório, a Fitch considerou que a evolução do Rating nacional se deve ao acelerado processo de reposicionamento estratégico do banco no mercado nacional, fortalecendo o perfil inovador da instituição, a qualidade de ativos e a melhor recorrência das métricas de rentabilidade operacional.

Outra justificativa apresentada pela Fitch para a elevação da nota está no modelo de negócios direcionado ao segmento de empréstimos consignados à beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como o sucesso da administração na redução de empréstimos a pessoas jurídicas, além de um perfil de risco mais conservador do que no passado.

Atualmente, o Mercantil do Brasil é o quinto maior banco do país no pagamento de benefícios e vem realizando projetos para ampliação de serviços digitalizados. As operações voltadas a beneficiários do INSS, que representam 69% dos clientes do banco, foram fortalecidas a partir do leilão do INSS ocorrido em 2019. Já a carteira de crédito voltada a empréstimos consignados representava 69% dos empréstimos totais ao final de junho de 2022.

“Este reconhecimento mostra que estamos avançando nos indicadores para um crescimento de longo prazo e com menor exposição ao risco diante de um cenário desafiador. É uma avaliação muito importante para o Banco e a segunda em cerca de um ano concedida pela agência internacional de classificação de risco”, diz Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil do Brasil.

Entre outros diferenciais elencados pela Fitch, destaques para a estrutura de captação, o custo e a liquidez que permanecem significativamente menores em relação a outros bancos de médio porte. Segundo a agência de classificação, o Banco Mercantil possui ampla base de clientes, mais de 5,3 milhões de clientes ativos, garantindo uma estrutura de captação pulverizada e a um custo médio menor do que outros bancos do mesmo porte.

Em cerca de um ano, o Banco Mercantil subiu três níveis nos relatórios da Fitch Ratings. Em 2021, recebeu elevações de rating por agências internacionais de classificação de risco. A Fitch elevou o Rating Nacional de Longo Prazo de ‘BBB-(bra)’ para ‘BBB+(bra)’, e o Rating Nacional de Curto Prazo de ‘F3(bra)’ para ‘F2(bra)’. Já a S&P Global Ratings (S&P) elevou o rating de crédito de emissor de longo prazo em dois graus, de ‘brBBB+’ para ‘brA’.

Sobre o Mercantil do Brasil

O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 5,3 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Não à toa, o banco foi eleito em 2021 a Empresa do Ano no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar.

A empresa conta com uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades em oito estados do país.

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