28 de maio de 2025
Banco Mercantil e Agência Estado lançam plataforma voltada ao público 50+
Sob o nome Viva, novo portal de notícias valoriza a longevidade com foco em saúde, bem-estar, carreira, finanças, cultura e cidadania
O Brasil está envelhecendo — e rápido. Em resposta a esse fenômeno demográfico e à urgente necessidade de inclusão geracional na mídia, o Banco Mercantil, instituição financeira voltada ao público 50+, e a Agência Estado, uma das maiores agências de notícias do país, anunciam o lançamento do Viva (www.viva.com.br), portal de notícias voltado às pessoas com 50 anos ou mais. A iniciativa aposta no conceito de jornalismo de longevidade, que combina informação qualificada, empatia geracional e curadoria de temas essenciais para quem quer viver bem — e com propósito — a partir dos 50 anos.
O Viva surge com a missão de ajudar a romper os impactos do etarismo e promover a representatividade e inclusão da população 50+ em todas as esferas da sociedade. Mais do que um novo canal de notícias, seu objetivo é ser o maior portal 50+ do país, reconhecido como uma plataforma de referência em conteúdo voltado para esse público, dando voz, espaço e protagonismo à longevidade. O projeto editorial é assinado pelas jornalistas Silvia Araújo e Luana Pavani, profissionais com ampla trajetória no jornalismo brasileiro.
“Quando observamos o mercado, percebemos que ele ainda está focado nos jovens, enquanto o Brasil vem envelhecendo rapidamente. Nosso desafio é mudar essa lógica, oferecendo conteúdo de qualidade, relevante e feito sob medida para quem tem mais histórias para contar e ainda muitos anos para viver”, diz Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil.
Segundo o IBGE, de 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) no país quase dobrou, passando de 8,7% para 15,6%. Esse número tende a crescer ainda mais até o ano de 2070, quando esse grupo representará, aproximadamente, mais de 40% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, o mercado de comunicação ainda oferece pouca atenção editorial a esse público, que movimenta a economia, participa das decisões políticas e mantém uma vida ativa.
“A inversão da pirâmide etária é um fato e que está cada vez mais próximo. O Viva nasce como um veículo necessário, que entende, respeita e valoriza as pessoas 50+. Estamos olhando para esse futuro com sensibilidade, inteligência e responsabilidade”, reforça Bruno.
Os destaques do Viva
O portal conta com uma navegação intuitiva e editorial diversificado, cobrindo temas essenciais para a qualidade de vida e o protagonismo do público sênior. Entre as principais editorias estão:
Saúde e Bem-estar: com foco em medicina, prevenção, nutrição, esportes, saúde mental, sexualidade e qualidade de vida.
Cultura e Lazer: arte, cinema, literatura, música, gastronomia e entretenimento pensados para a maturidade.
Carreira e Educação: porque nunca é tarde para se reinventar e prosperar. Inclui cases de sucesso, oportunidades de carreira e negócios, empreendedorismo e capacitação.
Estilo de Vida: viagens, beleza, moda, sustentabilidade, vida alternativa e tendências que acompanham os interesses do público 50+, como energia limpa, clima e biodiversidade.
Dinheiro: planejamento financeiro, investimentos, previdência e renda, entre outros assuntos relacionados, com orientações práticas para uma longevidade próspera.
Cidadania e Direitos: pensão, divórcio, direito de família, aposentadoria, herança, políticas públicas e legislação, com foco na proteção de direitos e deveres.
Tecnologia: tudo sobre inovação, redes sociais, meios de pagamento e ferramentas que facilitam o dia a dia.
O Viva conta, ainda, com a Área Premium, destinada a conteúdos especiais e exclusivos, além de acesso antecipado às principais reportagens do portal.
Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com 9 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de 5ª maior pagadora de benefícios previdenciários do país.
O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 290 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.
Relações com a mídia
InPress Porter Novelli – bancomercantil@inpresspni.com.br
Alexandre Carvalho: +55 11 99329-0909 / alexandre.carvalho@inpresspni.com.br
Rogério Gama: +55 11 99902-9772 / rogerio.gama@inpresspni.com.br
Juliano Capato: +55 11 99260-5446 / juliano.capato@inpresspni.com.br
Rodrigo Garcia: +55 11 98999-0087 / rodrigo.garcia@inpresspni.com.br