25 de abril de 2025
Banco Mercantil é reconhecido por excelência em gestão de pessoas e promoção da saúde mental
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira especializada no atendimento ao público 50+, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo Great People Mental Health, certificação que reconhece empresas com boas práticas voltadas ao bem-estar e à saúde mental de seus colaboradores. A iniciativa reforça o compromisso do banco, já reconhecido entre as melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW), com a valorização de seus colaboradores e com a construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.
O selo Mental Health reconhece as organizações que se destacam por suas boas práticas voltadas ao bem-estar e à saúde mental de seus times. O Banco Mercantil obteve 93 pontos, um avanço significativo em relação aos 84 pontos alcançados no ano anterior, superando a média das demais empresas participantes e demonstrando o impacto positivo de suas iniciativas.
Para participar, as empresas precisam integrar os rankings do GPTW Brasil e passar por uma avaliação criteriosa, que analisa práticas voltadas ao cuidado com a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. A metodologia combina neurociência e inteligência artificial para mensurar o índice de bem-estar nas organizações, oferecendo aos gestores uma visão clara sobre o clima emocional do time e permitindo decisões estratégicas mais precisas e humanas.
“Além de ser um reconhecimento muito especial, o diagnóstico detalhado do ambiente organizacional nos permite uma análise segmentada por área, sempre assegurando a confidencialidade dos respondentes. Com esses insights, desenvolvemos um plano de ação, acompanhado de perto nos fóruns de líderes e em toda a organização, além de planos específicos para as áreas que atingiram o número mínimo de participantes. Os gestores recebem relatórios personalizados e contam com nosso suporte para interpretar os resultados e definir iniciativas alinhadas à realidade de suas equipes. Dessa forma, promovemos mudanças estratégicas que fortalecem nossa cultura e elevam o engajamento dos colaboradores”, destaca Priscila Lopes, gerente de Talentos e Cultura do Banco Mercantil.
Os avanços obtidos nos últimos anos refletem esse engajamento. Em 2024, o Banco Mercantil conquistou a 10ª colocação entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. No ranking nacional do setor financeiro, subiu para a 4ª posição, um progresso importante em relação ao ano anterior, quando ocupava a 11ª colocação estadual e a 6ª posição nacional.
O banco oferece uma série de programas voltados ao bem-estar e à segurança dos colaboradores, como o Wellhub (antigo Gympass), que facilita o acesso a atividades físicas, nutrição e psicologia. Iniciativas como o Canal de Denúncias, o Canal da Mulher e o projeto Bebê a Bordo reforçam o compromisso com um ambiente corporativo seguro, inclusivo e acolhedor, combatendo assédios e apoiando colaboradores em diferentes fases da vida. Já o programa Lidere é voltado ao desenvolvimento de competências das lideranças, incentivando práticas que promovam relações saudáveis e uma cultura organizacional positiva.
GPTW
É uma certificação criada pela empresa de consultoria com o mesmo nome que reconhece as melhores empresas para se trabalhar. O objetivo é avaliar o ambiente e a cultura da empresa, e também entender como os funcionários veem a organização e a liderança. São analisados quesitos como: valores, confiança, inovação, eficácia da liderança, movimento da liderança e maximização do potencial humano.
Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem se transformando nos últimos anos com investimentos em inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9 milhões de clientes, é especializado no público 50+ e tem o propósito de oferecer uma experiência única a essa população.
Seu crescimento é impulsionado por talentos internos e reconhecido em rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. Além disso, é o 5º maior pagador de benefícios previdenciários do país. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco alcançou excelência no NPS, refletindo a satisfação e fidelidade dos clientes.
Relações com a mídia
InPress Porter Novelli – bancomercantil@inpresspni.com.br
Kennya Gava: +55 27 99986-6147 / kennya.gava@inpresspni.com.br
Camila Soterio: +55 11 99726-3085 / camila.soterio@temp.inpresspni.com.br
Rodrigo Garcia: +55 11 98999-0087 / rodrigo.garcia@inpresspni.com.br