7 de fevereiro de 2024

Banco Mercantil encerra 2023 com lucro líquido anual recorde de R$ 421 milhões e crescimento de 110%

Autor: Inpress Porter Novelli

No quarto trimestre, lucro líquido foi de R$ 150 milhões, com crescimento de 131% com relação ao mesmo período do ano anterior;

● Carteira de crédito atinge a marca de R$ 14 bilhões e a inadimplência acima de 90 dias encerrou mais um trimestre em 3%, com queda anual passando para – 0,4 p.p.;

● Processo de digitalização true digital (sem intervenção humana), com emprego intensivo da tecnologia, resulta em mais de 3 milhões de contratos pelo aplicativo e WhatsApp.

● Receitas de Prestação de Serviços no acumulado chegaram a R$ 576 milhões, com crescimento anual de 32%; no quarto trimestre, o RPS foi de R$ 151 milhões e aumento de 21% sobre o 4T22.

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira com foco no público 50+, anuncia os resultados do quarto trimestre de 2023, em que registrou lucro líquido trimestral recorde de R$ 150 milhões e crescimento de 131% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado, o lucro líquido atingiu a marca de R$ 421 milhões – um aumento de 110% em comparação com 2022.

A instituição finalizou o ano com mais de 8 milhões de clientes, aumento de 31,2% em comparação com o ano anterior. Outro destaque foi a atuação dentro do conceito do true digital, em que a tecnologia é usada sem intervenção humana. No caso do Banco Mercantil, a estratégia de uso intensivo dos canais digitais ajudou a impulsionar o crescimento, resultando em mais de 3 milhões de contratos pelo aplicativo e pelo WhatsApp.

“Foi um ano histórico, o melhor ano da nossa história sem dúvidas. Em 2023 completamos oito décadas e, a partir de uma estratégia bem consolidada e alicerçada pelo nosso crescimento digital, superamos expectativas e alcançamos um lucro recorde de forma sustentável”, destaca Gustavo Araújo, CEO da instituição.

A carteira de crédito, por exemplo, chegou a R$ 14 bilhões no quarto trimestre, configurando crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tais resultados foram impulsionados pelas duas principais linhas, crédito consignado e antecipação do saque aniversário FGTS, que somam 77% da carteira. A primeira atingiu R$ 7,7 bilhões no período, sendo 22% acima do ano anterior, enquanto a última encerrou o período com R$ 3,1 bilhões e crescimento de 101% em relação a 2022. A taxa de inadimplência também merece destaque, com o Banco mantendo no 4T23 os mesmos 3,0% do trimestre anterior, mas com queda anual de -0,4 p.p.

A Receita de Prestação de Serviços chegou a R$ 151 milhões no 4T23, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2022. “No acumulado de 2023, atingimos R$ 576 milhões, crescimento expressivo de 32%, destacando a penetração cada vez maior de produtos e serviços não relacionados às tarifas bancárias, como seguros, assistências e cartões, entre outros” diz Paulino Rodrigues, CFO do Banco Mercantil.

Já o Índice de Basileia encerrou o trimestre em 17% e aumento de 1,8 p.p., enquanto o Retorno Sobre o Patrimônio Médio (ROAE na sigla em inglês) foi registrado em 29,8%, com aumento 13,1 p.p. “É um dos melhores retornos do setor, obtido com manutenção de robustos níveis de capitalização e liquidez, algo que não é tão comum e que encerra um ano histórico”, finaliza Rodrigues.

Sobre o Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada pelo investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 8 milhões de clientes, o banco mineiro tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na 5ª colocação dos maiores pagadores de benefícios previdenciários do país.

O Banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo país.

Relações com a mídia

InPress Porter Novellibancomercantil@inpresspni.com.br