15 de junho de 2022
Banco Mercantil reformula aplicativo para atender público 50+
Visando atender ao público 50+, que corresponde a 75% da sua carteira de clientes, o Banco Mercantil do Brasil lançou, neste ano, uma nova versão do APPMB, o aplicativo de serviços da instituição. O novo produto foi desenvolvido para oferecer mais facilidade de acesso e segurança, visando transformar a relação dos clientes com o banco e aumentar o volume de transações financeiras via app.
Atualmente, as movimentações no aplicativo chegam a 40% do total de transações. Segundo o Coordenador de Canais Digitais do Mercantil, Ricardo Monteiro, a expectativa é chegar a mais da metade das transações até o final de 2022. “Os nossos estudos apontavam as demandas das pessoas acima de 50 anos por soluções simples, rápidas e fáceis de usar. Daí pensamos neste novo aplicativo, para levar a facilidade das soluções digitais a esses clientes, sem esquecer da necessidade do atendimento físico nas agências”, pontua Ricardo.
Em 2030, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil terá uma população superior a 50 milhões de pessoas acima dos 50 anos. É um público promissor para a economia e os negócios do país, que está saindo da invisibilidade, rompendo rótulos e velhos preconceitos e despertando a atenção das empresas. Muitas já conseguiram enxergar esse enorme potencial e estão lançando ou adaptando produtos e serviços destinados especificamente a essa faixa etária.
Sensível a este momento, o MB investiu na reformulação completa do app entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, e já percebe o impacto no uso. O aposentado José Ramos Ferreira Fernandes, 65 anos, diz que raramente precisa ir a uma agência agora. Consegue resolver tudo na comodidade e conforto do seu lar. “Faço todas as transações bancárias pelo APPMB. Ele é muito fácil, tem todas as funções. Não preciso sair de casa”, afirma.
Aos 68 anos, Maria José Gomes Diniz também exalta as facilidades trazidas pelo aplicativo. “Mesmo na minha idade, dou conta de usar tudo. O modelo é muito didático.
Ajuda bastante”, observa. O mesmo diz José Antônio Dupas, 64 anos: “É muito fácil de usar. Faço PIX, transferências, consultas, benefícios. E tudo isso sem precisar sair de casa”, elogia.
Diferenciais – Ricardo Monteiro explica que o aplicativo foi projetado considerando todas as diferentes necessidades dos usuários 50+, que está cada vez mais ligado nas novas tecnologias. “Ele permite consultar saldos e extratos, realizar pagamentos, fazer transferências via DOC e TED, PIX, empréstimos, recarga de celular, investimentos, marketplace (MB+) com descontos e cashback”, diz ele, que destaca o uso de ícones e símbolos monocromáticos, em tamanho grande e acompanhados de textos explicativos.
“Todo o conteúdo do produto é apresentado de forma gradual, a fim de garantir um melhor entendimento e fixação. Durante o processo de navegação, o produto fornece feed e notificações sobre o progresso e conclusão, assim como mensagens de erro claras”, detalha.
Ainda de acordo com ele, o APPMB usa destaques, fontes em negrito, corpo de fontes em tamanho adequado, a fim de deixar clara a hierarquia das informações. “Trabalhamos os elementos dispostos tornando a utilização mais agradável e com menor esforço cognitivo”, descreve o coordenador de Canais Digitais do Mercantil.
Tendo conquistado, este ano, a 5ª posição no ranking dos maiores pagadores do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o Mercantil quer se tornar referência como o melhor app bancário para o público 50+. “Poucas empresas atendem a esse público do jeito que ele merece, oferecendo produtos e serviços específicos para a faixa etária, muito menos criando um aplicativo voltado para ele. É um público que está em transformação, são os novos jovens de 50 anos”, analisa.
Para Ricardo, com o desenvolvimento do APPMB, o Mercantil saiu na frente ao apostar na geração 50+. “É um público que tem aspirações, quer crédito, quer viajar, sustenta a família e quer envelhecer com qualidade de vida”, observa.
Você encontra fotos do APP na área de multimídia.
Se interessou por essa pauta e é profissional de rádio? Por lá também temos uma sonoro deste tema para você, gravada com um dos profissionais Mercantil.
Relações com a mídia
Carla Fialho – carla.fialho@ehup.com.br – (31) 2551-3480
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.cm.br – (31) 98827-9002