10 de maio de 2023

Banco Mercantil registra lucro líquido recorde de R$ 68,1 milhões no 1º trimestre de 2023

  Autor: Inpress Porter Novelli

Lucro líquido é 45% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior

  • Lucro líquido é 45% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior
  • Resultado trimestral é considerado um dos melhores da história do banco
  • Portfólio da carteira de crédito chegou a R$ 12,2 bilhões, número 25% superior em comparação ao exercício anterior
  • A inadimplência, no caminho inverso do mercado, apresentou redução no 1T23, chegando a 2,8%
  • Banco lança nova marca e identidade visual, reforçando a modernidade, inovação, solidez e confiança ao completar 80 anos


Belo Horizonte, 10 de
maio de 2023 – O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira com foco no público 50+, anuncia os resultados do 1º trimestre de 2023 com destaque para o registro do lucro líquido recorde de R$ 68,1 milhões no período, crescimento de 45% em comparação ao exercício anterior. Outros bons índices para o período foram registrados no aumento da carteira de crédito consignado, do saque aniversário do FGTS e na redução no índice de inadimplência.

A carteira de crédito chegou a R$ 12,2 bilhões, crescimento anual de 25%, sendo composta majoritariamente por empréstimos consignados para pessoa física, totalizando R$ 6,9 bilhões. Além disso, a modalidade saque aniversário do FGTS atingiu a marca de R$ 2 bilhões. As duas modalidades representam 73% da carteira de crédito da instituição.

O retorno trimestral anualizado sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) do Banco Mercantil no 1T23 também foi um dos destaques, chegando a 21,1%, o que o coloca em um patamar de excelência do setor; ao passo que o Índice de Basileia terminou o trimestre em 16,4%, indicando elevado nível de capitalização.

De acordo com Gustavo Araújo, CEO da instituição, o crescimento do banco no trimestre se manteve superior ao mercado. Foi registrado um aumento significativo para a base de clientes, atualmente em 6,7 milhões, número 35% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. “Mesmo em um cenário econômico desafiador, a qualidade da carteira de clientes do Banco Mercantil tem apresentado melhora contínua. Outro destaque foi a inadimplência no 1T23, que registrou queda em 1.1 pp, chegando a 2,8% no período”, afirma o executivo.

No 1T23, o banco também registrou excelentes indicadores em seus canais digitais. No WhatsApp foram mais de 5,3 milhões de atendimentos, evolução de 203% quando comparado ao exercício anterior. Em número de contratos, foram registrados mais de 400 mil e R$ 100 milhões de antecipação do saque FGTS. A ferramenta já representa mais de 60% de todos os atendimentos da instituição.

“Atualmente, 20% de todos os contratos de empréstimo são realizados por meio do aplicativo WhatsApp. Isso indica uma tendência crescente de utilização de ferramentas digitais para realizar transações financeiras, incluindo a contratação de empréstimos. É uma plataforma muito acessada pelos nossos clientes e estamos ampliando as ofertas de serviços e produtos por ela”, diz Paulino Rodrigues, CFO do Banco Mercantil.

No aplicativo do banco, a facilidade de acesso e uso do público 50+ garantiram o índice superior a 90% de reuso mensal, estimulando a ampliação do número de parceiros no marketplace, que encerrou o trimestre com mais de 850 empresas associadas.

A originação de crédito chegou a quase R$ 3 bilhões no 1T23, crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a receita de prestação de serviços (seguros, cartões, tarifas, entre outros) chegou a R$ 133 milhões no trimestre, aumento de 35% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

“A carteira de crédito teve um crescimento muito representativo, mesmo com a suspensão temporária das operações de crédito consignado INSS por quase duas semanas em março e a desaceleração das novas concessões no mercado como um todo. No 1T23, a carteira apresentou um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior atingindo R$ 12,2 bilhões, demonstrando a capacidade de crescimento do Banco Mercantil mesmo em um contexto adverso. Além disso, observou-se uma redução da inadimplência, na contramão do mercado, ou seja, trata-se de um crescimento rentável e sustentável”, reforça Paulino Rodrigues.

Nova Marca

Neste segundo trimestre do ano, o banco ainda anuncia uma grande novidade relacionada à sua identidade visual. A instituição promoveu uma reformulação em sua marca e agora adota o nome Banco Mercantil. O novo logotipo foi desenvolvido para ter uma aparência mais simples e próxima, inspirado pela profunda conexão que tem com o seu público, que em sua maioria é formado por clientes com 50 anos ou mais.

O antes e o depois da nova marca pode ser visualizado na imagem abaixo:

Com criação assinada pela agência de branding Kind, a identidade visual do Banco Mercantil ganhou um novo desenho para a marca, com a proposta de potencializar a história da instituição e ressignificar seu legado no mercado financeiro nacional.

“Após 25 anos mantendo a mesma marca, decidimos que estava na hora de mudar, mas não para seguir tendências, e sim reforçar a importância de uma marca que completa 80 anos. Trouxemos mais destaque para o nome do banco, com a grafia que prioriza letras traçadas em caixa alta, que refletem solidez e confiabilidade, marca registrada do nosso Banco”, diz o CEO do Banco Mercantil.

A decisão de ajustar o nome para Banco Mercantil se deu após pesquisa realizada com seus colaboradores e clientes, de acordo com Alexandre Level, um dos sócios da Kind Branding. Outra proposta da campanha foi o direcionamento para utilização do slogan “Sua experiência nos inspira”. O M+ é outra novidade da identidade visual que a empresa passa a adotar institucionalmente, inclusive em suas redes sociais e aplicativo.

Com mais de 6,7 milhões de clientes, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única, onde o cliente pode querer mais de um banco e, sinta também, que esteja mais próximo dele. Mensagem que a campanha levará para veiculação no próximo mês na TV, na internet, mídia out-of-home (OOH) e também nas redes sociais do banco.

Sobre o Mercantil do Brasil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 6,7 milhões de clientes, o banco mineiro tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar e na 5ª colocação dos maiores pagadores de benefícios previdenciários do país.

O Banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo país.

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– Confira a seguir o vídeo de apresentação da nossa nova marca.

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