5 de novembro de 2025
Banco Mercantil registra o décimo segundo trimestre consecutivo de lucro líquido recorde
Instituição atingiu o resultado de R$ 254 milhões no terceiro trimestre, com crescimento robusto da carteira de crédito e um ROAE de 45%. A ampliação do número de agências e a forte atuação digital fortaleceram seu desempenho operacional, com atendimento de excelência ao cliente
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira especializada no público 50+, encerrou o terceiro trimestre de 2025 com lucro líquido recorde de R$ 254 milhões, alta de 26% em relação ao mesmo período de 2024. Esse desempenho consolida o 12º trimestre consecutivo de lucro recorde, reforçando a maturidade do modelo de negócios do banco, que une tecnologia e relacionamento próximo com o cliente, a um ritmo consistente de crescimento, sustentado também pela expansão geográfica do Banco.
O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) nos últimos 12 meses atingiu 45%, representando uma das maiores rentabilidades da indústria bancária, refletindo eficiência operacional, gestão prudente de capital e uma estratégia digital orientada ao cliente.
“Mais uma vez, entregamos resultados que reafirmam a solidez, disciplina de execução e eficiência da nossa estratégia. A sequência de trimestres com lucros recordes demonstra que o Banco Mercantil alcançou um novo patamar de maturidade, combinando crescimento sustentável, eficiência e um modelo de negócios centrado nas pessoas. Temos investido continuamente em tecnologia, sem perder a essência do relacionamento próximo que sempre nos diferenciou. Seguiremos evoluindo com disciplina e visão de longo prazo, fortalecendo nossa posição como o melhor ecossistema financeiro para o público 50+”, afirma Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil.
A base de clientes atingiu 9,5 milhões, avanço de 8% em 12 meses, resultado de uma estratégia de expansão junto ao público 50+, apoiada em um modelo de relacionamento híbrido que combina uma estrutura completa de atendimento e excelência digital.
Carteira de Crédito – A carteira de crédito total atingiu R$ 21,6 bilhões, avanço de 31% na comparação anual, demonstrando crescimento com qualidade e menor risco, relacionado ao alto percentual de linhas colaterizadas no portfólio do Banco. No trimestre, o destaque ficou com a carteira de crédito consignado, que chegou a R$ 14,7 bilhões e crescimento de 44% nos últimos 12 meses.
O Banco Mercantil registrou originação de crédito consignado de R$ 4,4 bilhões no terceiro trimestre de 2025, crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre, 85% das novas operações foram realizadas por canais digitais, consolidando a eficiência das soluções tecnológicas do Banco e a adesão do público 50+ ao seu ambiente digital, especificamente desenhado para este público.
As receitas de prestação de serviços somaram R$ 235 milhões, alta de 34% na comparação anual, atingindo o maior patamar trimestral da história do banco. Mais uma vez, elas foram impulsionadas pelo crescimento do Meu+, plataforma de assistências desenvolvida para o público 50+, que junto aos seguros, já responde por mais de 82% das receitas de serviços do Banco, enquanto a representatividade das tarifas vem se reduzindo, trimestre a trimestre.
“O equilíbrio entre rentabilidade, execução e um portfólio altamente colaterizado, sustentado pela nossa solidez financeira, tem garantido resultados duradouros, mesmo em um ambiente econômico desafiador”, explica Paulino Rodrigues, Vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores do Banco Mercantil.
O Banco segue com uma estrutura de capital robusta, encerrando o terceiro trimestre com Índice de Basileia de 16,1%. “Esse nível de capitalização reforça nossa capacidade de sustentar o crescimento acelerado que o Mercantil vem apresentando nos últimos anos”, conclui Rodrigues.
Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 9,5 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.
O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com crédito e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 350 agências distribuídas em 269 cidades pelo país.
Relações com a mídia
InPress Porter Novelli – bancomercantil@inpresspni.com.br
Alexandre Carvalho: +55 11 99329-0909 / alexandre.carvalho@inpresspni.com.br
Kennya Gava: +55 27 99986-6147 / kennya.gava@inpresspni.com.br
Sophia Muniz: +55 11 98918-0276 / sophia.muniz@inpresspni.com.br
Juliano Capato: +55 11 99260-5446 / juliano.capato@inpresspni.com.br
Rodrigo Garcia: +55 11 98999-0087 / rodrigo.garcia@inpresspni.com.br