16 de agosto de 2024
Banco Mercantil tem nota de classificação de risco elevada pela segunda vez em 2024
Novo Rating Nacional de Longo Prazo foi concedido pela Fitch Ratings e classificado em ‘A+(bra)’
- Agência afirmou também o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F1(bra)’
- Trata-se da segunda elevação de rating concedida ao banco no período de dois meses
- Em junho, a S&P Global Ratings (“S&P”) alterou a perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo atribuído ao banco de ‘brA para ‘brAA-’, com perspectiva para estável
Belo Horizonte, 16 de agosto de 2024 – O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira especializada no atendimento ao público 50+, anuncia ao mercado que a agência internacional de classificação de risco Fitch Ratings alterou a perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo atribuído ao banco de ‘A-(bra)’ para ‘A+(bra)’, com perspectiva positiva. Já o Rating Nacional de Curto Prazo passou de ‘F2(bra)’ para ‘F1(bra). Trata-se da segunda elevação de rating concedida ao banco no período de dois meses.
Entre os principais fundamentos atrelados a essa elevação, a agência destacou a rentabilidade e capitalização, o crédito colateralizado ao varejo, o perfil de risco moderado, a qualidade dos ativos, a melhora da rentabilidade, o fortalecimento do capital principal, além da capacitação e liquidez estáveis.
Para Paulino Rodrigues, CFO do Banco Mercantil, o banco tem demonstrado um compromisso firme com a diversificação de suas receitas, evidenciado por um portfólio robusto de produtos e serviços desenvolvidos para atender às necessidades específicas de seus clientes.
“Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos e continuar a oferecer valor significativo ao mercado. Outro fator importante para o reconhecimento do Banco Mercantil foi a consolidação do seu plano de crescimento e melhorias em seu perfil financeiro”, diz.
Segundo o relatório da Fitch Ratings, a perspectiva positiva representa que “o perfil de crédito do Banco Mercantil continuará melhorando, incluindo a força dos colchões de capital principal, que está alinhada ao plano de capital de médio prazo do banco, sustentado por uma rentabilidade resiliente”.
O comunicado completo pode ser acessado clicando aqui.
S&P Global Ratings
Em junho último, a agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings (“S&P”) alterou a perspectiva do Rating Nacional de Longo Prazo atribuído ao banco de ‘brA para ‘brAA-’, com perspectiva para estável.
Sobre o Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada pelo investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 8,5 milhões de clientes, a instituição tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Como 5º maior pagador de benefícios previdenciários do país, o banco mineiro atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), e possui, ainda, uma rede com mais de 300 pontos de atendimento distribuídos em 180 cidades pelo país.
Reafirmando seu compromisso com a transparência, ética e as boas práticas de governança, a instituição divulgou – pelo quarto ano consecutivo – seu Relatório de Sustentabilidade. O documento está disponível neste link.
Relações com a mídia
InPress Porter Novelli – bancomercantil@inpresspni.com.br
Robson Bertolino: +55 11 98261-8081 / robson.bertolino@inpresspni.com.br
Alexandre Carvalho: +55 11 99329-0909 / alexandre.carvalho@inpresspni.com.br
Rogério Gama: +55 11 99902-9772 / rogerio.gama@brodeur.com.br