26 de agosto de 2025
Mercantil tem rating elevado para AA-(bra) com perspectiva positiva
Fitch Ratings destaca modelo de negócios sólido, alta rentabilidade e capitalização robusta como fatores-chave para a elevação da nota
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira voltada ao público 50+, teve seu Rating Nacional de Longo Prazo elevado pela Fitch Ratings de A+(bra) para AA-(bra), com perspectiva positiva, sinalizando que a agência vê potencial para que o banco obtenha novas elevações no médio prazo. O Rating Nacional de Curto Prazo também foi revisado para cima, passando de F1(bra) para F1+(bra), atingindo o patamar máximo permitido nessa escala.
A elevação do rating reflete a consolidação e a solidez do modelo de negócios do Mercantil, que se destaca no segmento de crédito consignado. De acordo com a agência, o banco mantém uma posição competitiva no mercado, sendo o quinto maior pagador de benefícios do INSS e direcionando seu foco estratégico para o público 50+, um segmento em forte crescimento.
A Fitch destacou a alta rentabilidade, a capitalização robusta e a qualidade da carteira de crédito do banco como fatores-chave para a elevação. A agência também ressaltou a expansão da presença física para 41 novas cidades em 2025, a ampliação dos canais digitais e o aumento de receitas de prestação de serviços, que reforçam o ganho de escala e a eficiência operacional da instituição.
A perspectiva positiva para o rating de longo prazo sinaliza que a Fitch vê potencial para novas elevações no médio prazo, refletindo a visão de que o banco seguirá alinhando crescimento com risco controlado, geração consistente de capital e estabilidade operacional.
Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 9 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.
O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com crédito e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 320 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.
Relações com a mídia
InPress Porter Novelli – bancomercantil@inpresspni.com.br
Alexandre Carvalho: +55 11 99329-0909 / alexandre.carvalho@inpresspni.com.br
Kennya Gava: +55 27 99986-6147 / kennya.gava@inpresspni.com.br
Juliano Capato: +55 11 99260-5446 / juliano.capato@inpresspni.com.br
Rodrigo Garcia: +55 11 98999-0087 / rodrigo.garcia@inpresspni.com.br