1 de outubro de 2024
Celebrando a sabedoria: vencedores do 2º Prêmio Mercantil de Jornalismo reconhecem o valor da pessoa idosa
Premiação mobilizou profissionais de todo país, dando visibilidade a temas importantes para a geração 50+
O Banco Mercantil anunciou, no dia 30 de setembro, os vencedores do 2º Prêmio Mercantil de Jornalismo. Foram premiados os melhores trabalhos focados no tema “O valor da pessoa idosa”, que buscou fomentar a produção de conteúdos que combatam o etarismo e promovam uma atitude mais positiva e respeitosa em relação aos idosos.
Os trabalhos foram avaliados em diferentes categorias, incluindo mídia impressa e on-line, divididos em “Capitais e Região Metropolitana” e “Interior – Demais Localidades”. Os primeiros lugares foram premiados com R$ 12 mil, enquanto os segundos colocados receberam R$ 6 mil. Além disso, a categoria especial para “Podcast e Rádio” também fez parte da competição, oferecendo a mesma premiação e sem divisão regional.
Na categoria de Mídia Impressa para Capitais e Regiões Metropolitanas, o 1º lugar foi conquistado por Milena Geovana, do jornal O Tempo, e a 2ª posição ficou com Anderson Rocha, do Super Notícia. Na Mídia Online, Luiz Ribeiro, do Estado de Minas, foi premiado em 1º lugar, enquanto Dione Alves, do Diário do Comércio, levou a 2ª posição.
No Interior e Demais Localidades, na categoria de Mídia Online, o 1º lugar foi atribuído a Cláudia Prates, do G1/EPTV, e o 2º a Jucimara Lima, do Liberal. Na Mídia Impressa, Jucimara Lima também conquistou o 1º lugar, novamente pelo Liberal. Os demais trabalhos submetidos não atenderam aos requisitos do prêmio.
Na categoria de Podcast e Rádio, a 1ª posição foi para Cinthya Oliveira, do O Tempo, e o 2º lugar para Queila Ariadne, também do O Tempo.
No total, foram distribuídos R$ 90 mil em prêmios, celebrando a contribuição significativa de jornalistas e veículos que promovem a valorização da experiência e sabedoria dos idosos. O evento reforça a importância de narrativas que destacam o papel ativo da população 60+ em nossas comunidades.
Para Juliana Xavier, coordenadora de Comunicação Corporativa e Imprensa do Banco Mercantil, a edição deste ano buscou não apenas destacar a riqueza de experiências e conhecimentos que os mais velhos têm a oferecer, mas também fomentar uma discussão necessária sobre o respeito e a valorização dessa população. “É fundamental que os meios de comunicação contribuam para uma sociedade mais inclusiva, na qual o etarismo seja combatido e possamos reconhecer o papel ativo e essencial da geração prateada em nossas vidas e comunidades”, declara.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de jurados, integrada por jornalistas do Banco Mercantil, com base nos seguintes critérios: relevância da notícia, pertinência ao tema, qualidade técnica (adequação à norma culta da língua portuguesa), qualidade do conteúdo, originalidade e criatividade.
Relações com a mídia
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.com.br – (31) 98827-9002