18 de outubro de 2023
Festival Sabiá ocupa Belo Horizonte com atraçõesculturais voltadas para o público 50+
Dança, oficinas, teatro e música compõem a programação do evento que acontece nos dias 21 e 22 de outubro
Com o tema “(Re) Inventar Caminhos”, inspirado no público 50+, o Festival Sabiá vai ocupar no próximo final de semana (21 e 22 de outubro) a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. Difundindo o lema “50+ e nenhum sonho a menos”, o evento traz em sua programação dança, oficinas, teatro Giramundo e música, com Thiago Delegado, Roberto Menescal e Fernanda Takai dividindo o palco.
Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Banco Mercantil e terá início no sábado, com o workshop “Etarismo Artístico-Cultural: os espaços que ainda cabem as pessoas 50+”. A discussão será mediada pelos analistas de diversidade do SENAC em Minas, Bruna Luzia, Bruno Silva e Elizabeth Junqueira.
Segundo Samir Caetano, um dos idealizadores do Festival Sabiá, a proposta é criar um espaço potente para que a geração prateada se expresse criativamente, refletindo sobre os desafios e preconceitos sociais que cercam a terceira idade. “O Sabiá nasceu com a missão de convencer o mundo de que a vida depois dos 50 é pulsante, transformadora e abundante de caminhos. Para tanto, é preciso apagar, de uma vez por todas, os significados pejorativos ligados ao envelhecimento e à vida madura, e possibilitar que as pessoas 50+ banhem a sociedade com seu protagonismo e potência criativa”, analisa Samir.
Criado em 2019 pela EncantaQueVoa, o Festival Sabiá chega agora à sua terceira edição, após ter seu formato ampliado. Além de levar shows, palestras, oficinas sobre arte, tecnologia, empreendedorismo e relacionamento para a rua, a iniciativa se expandiu para o ambiente digital, lançando um canal no YouTube e o Portal Sabiá. Focado em ser o melhor ecossistema financeiro para o público 50+, o Banco Mercantil é parceiro do projeto há três anos. “Apoiamos iniciativas alinhadas aos nossos propósitos, que reconhecem toda a potencialidade das pessoas de 50+, mostrando que elas estão cada vez mais ativas e ávidas por realizarem seus sonhos e projetos, trabalhando, empreendendo e derrubando preconceitos”, destaca Brunna Lopes, gerente de Comunicação e Marketing do Mercantil.
Samir Caetano destaca que o banco tem contribuído muito para o sucesso da iniciativa. “Quando uma instituição com a tradição e a solidez do Banco Mercantil apoia um projeto como o Sabiá, que oferece programações culturais e informativas, temos a certeza de que podemos auxiliar as pessoas 50+ a enfrentarem a maturidade com otimismo e alegria”, finaliza.
Relações com a mídia
Carla Fialho – carla.fialho@ehup.com.br – (31) 2551-3480
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.cm.br – (31) 98827-9002