15 de junho de 2022
Geração prateada movimenta economia e vira alvo de empresas
Sem se prender a antigos rótulos, eles continuam vivendo ativamente. Já passaram dos 50 anos, mas estão mais conectados do que nunca: consumindo, voltando aos estudos, se recolocando no mercado de trabalho, namorando e empreendendo. Gostam de inovação e tecnologia, prezam por relações duradouras, praticam atividades físicas e não se descuidam da saúde. São homens e mulheres que estão assumindo os cabelos brancos e rompendo preconceitos, os integrantes da nova geração 50+.
É um nicho promissor. De acordo com dados do IBGE, atualmente, mais de 10, 5% da população tem mais de 65 anos. Em 2050, projeta-se que o país seja o 6º mais velho do mundo. O setor prateado está em ascensão e as empresas que não tiverem sensibilidade para enxergar esse novo cenário vão ficar para trás.
Muitas já despertaram para o enorme potencial desse público e estão trazendo inovações e fazendo investimentos no setor prateado. É o caso do Banco Mercantil do Brasil. Com mais de 80 anos, a instituição mineira, neste ano, alcançou a 5ª posição no ranking de pagamentos de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com 1.580.956 beneficiários ativos.
A Coordenadora de Soluções de Internet do Mercantil, Lilian Vitorino, afirma que a colocação no ranking é motivo de orgulho e reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido com a mudança de posicionamento da marca no mercado, que passou a atuar com foco em ações voltadas para os clientes 50+. Essa faixa etária responde, atualmente, por 75% dos clientes ativos da instituição, num total de mais de 4 milhões de clientes em todo país.
Com foco em inovações, sem perder de vista seus tradicionais valores, o Mercantil está investindo em digitalização e aprimoramento dos produtos e serviços, de forma a fidelizar e atender a essa nova geração 50+. Pensando nisso, foram feitas, por exemplo, diversas mudanças no aplicativo do Banco. “O foco é levar experiência para o cliente de forma que ele utilize, veja o fácil uso, goste e se sinta seguro e satisfeito”, observa a Coordenadora.
Além disso, o banco tem ofertado uma gama de produtos para agregar valor e atender as necessidades específicas deste ecossistema. “Nossos clientes querem conveniência, tranquilidade em caso de emergências e estão ávidos por realizarem seus sonhos. Então
nosso objetivo é ajudar, oferecendo crédito, assistência, seguros, vantagens, investimentos, serviços e um atendimento próximo, sem complicações”, destaca Lilian.
Economia prateada
Inspiradora de movimentos em defesa da Longevidade e da Maturidade ativa, a geração 50+ têm provocado um boom na chamada “economia prateada”. Um estudo do Instituto Locomotiva, de São Paulo, realizado no ano passado, revelou que as oportunidades de negócios envolvendo esse público giram em torno de R$1,6 trilhão por ano, no país. O impacto no consumo é significativo. Segundo o Locomotiva, o mercado movimentado por pessoas 50+ já abrange 54 milhões de consumidores e pode chegar a 90 milhões em 2045, no Brasil.
Ao contrário do senso comum, é um público totalmente ligado em tecnologia e inovação, que experimentou, nos últimos anos, uma verdadeira transformação digital. E vem se destacando nas compras pela internet. Dados da pesquisa WebShoppers, realizada pela consultoria NieslenIQEbit, em parceria com a BexsPay, em 2021, mostraram que pessoas na faixa dos 50+ foram as maiores consumidoras do comércio eletrônico, respondendo por 33, 9% dos pedidos online.
Você encontra fotos do atendimento ao público 50+ na área de multimídia.
Se interessou por essa pauta e é profissional de rádio? Na área de multimídia temos uma sonoro deste tema para você, gravada com um dos profissionais Mercantil.
Relações com a mídia
Carla Fialho – carla.fialho@ehup.com.br – (31) 2551-3480
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.cm.br – (31) 98827-9002