15 de junho de 2022
Golpe do falso motoboy tem crescimento de 271% no Brasil
De acordo com um levantamento de outubro de 2021 realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o golpe do falso motoboy teve um crescimento de 271% entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021, sendo um dos golpes mais praticados no país.
Como funciona
O telefone toca. Do outro lado da linha, o atendente informa sobre suposta compra e solicita as senhas da vítima para realizar o cancelamento. Após o suposto cancelamento, o falsário informa que será necessária a perícia do cartão para identificar o ocorrido. Para isso, o golpista envia um motoboy até a residência da vítima para retirada do cartão. Esse cenário se repete frequentemente por todo o Brasil.
Segundo a coordenadora de arrecadação de convênios do Banco Mercantil do Brasil, Renata Bernardi Alves Maia, o cliente nunca deve informar ou digitar os dados e a senha do seu cartão pelo telefone. “O falsário utiliza uma estratégia de estelionatário para induzir o cliente ao erro, se passando por um funcionário do banco. Inventa uma história para conseguir a senha e, depois, envia um motoboy para buscar o cartão”, explica.
Adicionalmente, Renata reforça que instituições financeiras não entram em contato com os clientes para solicitar número e senha do cartão para cancelamento do mesmo ou de compras, além de nunca enviar funcionário para retirada de cartão. “Se isso estiver ocorrendo, trata-se de uma tentativa de golpe. O cliente deve sempre manter a posse do cartão ou sob sua observação para evitar troca do plástico ou captura dos dados”, alerta.
Já caí no golpe, e agora?
Caso o cliente já tenha sido lesado pelo golpe do motoboy, a coordenadora destaca o que deve ser feito imediatamente. “É fundamental que o cliente entre em contato com o banco para solicitar o cancelamento do cartão. Além disso, o registro do boletim de ocorrência é essencial pois, a partir desse documento, é possível mensurar a incidência do golpe, localizar os fraudadores e, em alguns casos, de identificação do falsário, acioná-lo na justiça, responsabilizando o autor do golpe”, destaca.
Sugestão de BOX
Quais os cuidados e as maneiras mais seguras de se fazer uma compra com o cartão?
– Mantenha sempre a posse do cartão ou sob sua observação para evitar troca do plástico ou captura dos dados.
– Realize compra em estabelecimentos confiáveis e não permita que o funcionário da loja manipule seu cartão fora do seu alcance.
– Não permita acesso a senha digitada no terminal.
– Não informe a senha para terceiros.
– Não guarde a senha junto ao cartão.
– Qualquer dúvida ou suspeita, entre em contato com os canais oficiais do banco para esclarecimento.
Mercantil do Brasil
O Banco Mercantil vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 4 milhões de clientes ativos, 75% dos quais são pessoas físicas com 50 anos ou mais, o banco mineiro carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única. Não à toa, o banco foi eleito em 2021 a Empresa do Ano no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com produtos e serviços, apurada de forma contínua.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar, tendo o banco sido premiado entre os três primeiros colocados nos últimos quatro anos no GPTW em Minas Gerais.
A empresa conta com uma rede com mais de 300 pontos de atendimento, distribuídos em 180 cidades em oito estados do país.
Se interessou por essa pauta e é profissional de rádio? Na área de multimídia temos uma sonoro deste tema para você com um dos profissionais Mercantil.
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