16 de setembro de 2024

Investidores com mais de 65 anos aplicam quase o dobro em relação aos mais jovens

  Autor: Eh Up Comunicação

Referência em banco para o público 50+, Mercantil destaca que ⅓ da sua carteira de investimentos vem da geração prateada. Produtos com alta liquidez e baixo risco são os preferidos

Engana-se quem pensa que os jovens é que impulsionam o mercado financeiro em busca de guardar recursos para a aposentadoria. Quando se trata de investimentos, a geração prateada é quem mais realiza aplicações, em busca de segurança e estabilidade financeira. Pelo menos, é o que mostra um levantamento feito pelo Banco Mercantil com os seus 8,5 milhões de clientes no país.

De acordo com dados da instituição financeira, 1/3 da carteira de investimentos do Banco vem do público aposentado, com idade de 50 anos ou mais. “Esse segmento tem demonstrado uma sólida capacidade de poupança, refletida nos valores médios de aplicação”, destaca o gerente de análise e planejamento financeiro (Head FP&A) do Mercantil, Sérgio Batista.

Essa tendência destaca a importância crescente da população aposentada no mercado financeiro, evidenciando uma busca por segurança e estabilidade, que molda significativamente o perfil de investimentos do Banco.“Antes de apresentar qualquer produto de investimento, é fundamental entender o histórico de vida do cliente e suas intenções. Essa abordagem permite que ofereçamos soluções financeiras que realmente atendam às suas necessidades e expectativas,” afirma o profissional.

De acordo com o especialista, o público 50+ é conhecido por sua experiência e entendimento em relação ao risco e retorno dos investimentos. Muitos já possuem alguma forma de investimento e buscam constantemente informações atualizadas sobre os produtos e suas implicações. O papel dos especialistas em investimentos é fornecer clareza sobre impactos, benefícios e riscos, especialmente em relação a alterações econômicas, como mudanças na taxa Selic.

“Embora a experiência não signifique que esses clientes estejam dispostos a explorar todos os novos produtos, é natural que eles refinem seu perfil de investimento ao longo do tempo. Preferem investimentos que oferecem maior segurança e menor risco, optando, muitas vezes, por opções de curto prazo e com alta liquidez,” explica Sérgio.

Os dados de 2023 mostram um aumento significativo de 46% no número de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores, com a maioria na faixa etária de 25 a 39 anos. Por outro lado, no Banco Mercantil, os clientes com 65 anos ou mais priorizam investimentos que garantam liquidez e segurança.

Para construir um plano de investimentos sólido, Batista recomenda a integração de poupar como um compromisso regular, similar ao pagamento de uma conta de energia, em vez de adotar a estratégia de guardar o que sobra. “Manter-se atualizado sobre mudanças econômicas e garantir que as aplicações estejam alinhadas com suas expectativas são passos essenciais,” orienta o gerente.

Relações com a mídia

Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.com.br – (31) 98827-9002

Cadastre-se para receber os releases do Banco Mercantil