9 de janeiro de 2023
Investir pode evitar endividamento e garantir segurança financeira para realizar sonhos e projetos
Especialista recomenda os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) como uma das categorias mais seguras e rentáveis de investimentos
Não basta poupar, é preciso investir. Mas como fazer isso se o dinheiro está escasso e a população cada vez mais endividada? Para o analista de Produtos de Investimentos e Seguros do Banco Mercantil, Daniel Oliveira, com um bom planejamento financeiro isso é possível!
“Delimitando objetivos e compreendendo nossa situação atual, o ato de investir torna-se algo cada vez mais simples e natural, e será essa atitude responsável direta para atingir a tão almejada independência financeira, a realização de sonhos, o aumento de seu patrimônio pessoal, além da formação de uma reserva de emergência para imprevistos, sem que haja a necessidade de recorrer a empréstimos ou até mesmo ajuda familiar”, argumenta o especialista.
Para quem quer começar a investir, Daniel Oliveira recomenda os CDBs. Embora poucos saibam o significado da sigla, os Certificados de Depósitos Bancários são considerados uma das categorias de investimentos mais seguras e fáceis de aplicar.
Na prática, investindo em CDBs você empresta seu capital ao banco por um determinado período, para eles financiarem suas atividades de crédito. “Dessa forma, os bancos captam dinheiro com os CDBs, oferecendo em troca uma remuneração – os juros – aos investidores, por um determinado período. Os investimentos em CDBs podem ser mais vantajosos do que a poupança”, explica Daniel.
O especialista do Banco Mercantil do Brasil esclarece que existem três categorias de CDBs no mercado:
Prefixados: a taxa de juros é definida no momento da aplicação. Ou seja, o investidor já sabe exatamente quanto o seu dinheiro irá render até a data do vencimento (exemplo: 13% ao ano);
Pós-fixados: nesse caso, a taxa de remuneração é atrelada a um indexador econômico, como por exemplo o CDI e irá oscilar ao longo da aplicação, acompanhando a variação do índice (exemplo: 120% do CDI).
Híbridos: combinam as duas opções anteriores. Uma parte da rentabilidade é definida no momento da emissão do título, enquanto outra parcela usa um índice econômico como referência (exemplo: IPCA + 6% ao ano).
Quem deve investir em CDBs
Para Daniel Oliveira, os investimentos em CDBs são indicados ao investidor em geral, uma vez que se trata de modalidade de investimento simples. “Os CDBs exigem baixo valor inicial de aplicação e permitem diferentes prazos, indexadores e condições de liquidez imediata para alguns papéis, além da segurança, já que contam com a garantia adicional do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o limite de R$ 250 mil por cpf/cnpj. Essa é a mesma garantia da poupança”, explica.
Ainda segundo ele, os CDBs contam com diversas vantagens, destacando-se a rentabilidade, quando comparada a produtos como a Poupança, além de oferecer papéis com condição de liquidez imediata, o que permite ao investidor o resgate de suas aplicações sempre que necessário, sendo uma ótima opção para formação de reserva de emergência.
“Adicionalmente, este tipo de investimento possui a possibilidade de diferentes formas de remuneração (pós, prefixada e híbrida), o que permite diversificar suas opções de investimentos e se proteger das oscilações do mercado”, diz.
Orientações para quem quer começar a investir
Para quem quer começar a investir, o especialista presta algumas orientações. O primeiro passo, segundo ele, é compreender qual a situação financeira atual, identificando todos os gastos e despesas. Após o mapeamento do orçamento, já pode-se identificar as possibilidades para redução de despesas desnecessárias e verificar a capacidade de investimento.
“A partir daí o próximo passo são as definições de objetivos, que podem ser uma viagem ao exterior, a aquisição de um imóvel e até mesmo um plano de aposentadoria. Definidos os objetivos, o passo seguinte é avaliar as opções de investimento, buscando alternativas de boa rentabilidade, segurança e prazos que coincidam com essas metas”, finaliza.
Relações com a mídia
Carla Fialho – carla.fialho@ehup.com.br – (31) 2551-3480
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.cm.br – (31) 98827-9002