10 de junho de 2025

Junho Violeta dá visibilidade à luta contra a violência e o preconceito contra a pessoa idosa

  Autor: Inpress Porter Novelli

Com o mesmo propósito, empresas vêm se destacando com ações voltadas à valorização e ao respeito com a população 50+

Os números são alarmantes. Somente em 2024, o Disque Denúncia recebeu quase 180 mil ligações de violência contra idosos. Os dados geram um alerta: é preciso estar atento a essa parcela da população e criar mecanismos de valorização social. Como um reforço à causa, nasceu o Junho Violeta, campanha promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que fortalece a mobilização contra diferentes formas de violência—desde negligência e abuso financeiro até agressões físicas e psicológicas—e destaca o papel fundamental da família, da comunidade e da sociedade na construção de um ambiente mais seguro e inclusivo para essa população.

Além da conscientização, a promoção de ações concretas voltadas à qualidade de vida e autonomia financeira dos idosos é fundamental para minimizar sua vulnerabilidade. Com o avanço da economia prateada, que deve movimentar cerca de R$ 3,8 trilhões nos próximos 20 anos, segundo dados da pesquisa da Data8,  os idosos tornaram-se um público estratégico, impulsionando diversos setores. A oferta de serviços voltados para esse público também é uma forma de atendê-los em suas necessidades, minimizando possíveis violências geradas pelo etarismo.

Com o envelhecimento da população, cada vez mais empresas têm olhado para as necessidades e vontades desse público, com serviços personalizados em diversos setores. Há anos, o Banco Mercantil investiu em um reposicionamento de mercado e passou a se especializar no atendimento ao público 50+, investindo em soluções, iniciativas e serviços personalizados, garantindo que seus clientes possam usufruir de estabilidade e proteção financeira.

“O Mercantil tem o compromisso de oferecer não apenas um atendimento especializado para o público 50+, mas também de atuar de forma ativa na valorização e proteção dessa geração. Nosso objetivo é promover a inclusão financeira e garantir que nossos clientes tenham o respeito e a valorização que merecem”, afirma Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil.

Apoio da Instituição

Além de oferecer um atendimento especializado para o público 50+, o Banco Mercantil patrocina e fomenta iniciativas que promovam a valorização da pessoa idosa. O Festival Sabiá, realizado anualmente em Belo Horizonte, celebra e prioriza artistas 50+, promovendo uma programação cultural rica e inclusiva. A valorização desse público também está presente no Prêmio Mercantil de Jornalismo, uma iniciativa que, há 3 anos, reconhece e premia reportagens voltadas ao público 50+, incentivando a produção de conteúdos relevantes e ampliando a visibilidade desse segmento na imprensa. Paralelamente, o banco realiza campanhas de educação financeira, com foco na prevenção de golpes e no fortalecimento da autonomia dos idosos na gestão de seus recursos.

Sobre o Banco Mercantil


O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem se transformando nos últimos anos com investimentos em inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9 milhões de clientes, é especializado no público 50+ e tem o propósito de oferecer uma experiência única a essa população.

Seu crescimento é impulsionado por talentos internos e reconhecido em rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. Além disso, é o 5º maior pagador de benefícios previdenciários do país. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco alcançou excelência no NPS, refletindo a satisfação e fidelidade dos clientes.

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