17 de agosto de 2022
Novas oficinas Cine Vida estão com inscrições gratuitas abertas
Os participantes produzirão um curta-metragem focado nos desafios, conquistas e potenciais da geração 50+
Os apaixonados pela sétima arte terão mais uma oportunidade de se qualificarem na área, gratuitamente, por meio de oficinas de produção audiovisual. As inscrições para a segunda turma do projeto Cine Vida já estão abertas e vão até 29 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelo site: https://www.oficinacinevida.art.br/. A iniciativa tem o apoio do Banco Mercantil do Brasil.
As aulas serão virtuais, com conteúdos ao vivo e gravados, e acontecerão no período de 5 de setembro a 6 de outubro, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Os alunos vão ganhar também todo o material didático. As vagas serão destinadas a jovens a partir de 15 anos e adultos moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Para participar, não é necessário nenhum conhecimento técnico ou experiência prévia. Os interessados devem apenas possuir celular, tablet, laptop ou computador com acesso à internet e espaço nesses equipamentos para a gravação e edição de vídeos.
Durante as oficinas, os participantes serão incentivados a desenvolver sua sensibilidade artística e sua relação com o mundo e com o cinema. Ao final, cada aluno irá produzir um curta-metragem com um minuto de duração.
Para garantir o certificado de participação nas oficinas, os alunos devem ter presença mínima em 70% das aulas ao vivo e terem acessado o material gravado. O projeto ainda busca, através da arte (cinema), potencializar a formação de novos artistas e técnicos ligados ao campo do audiovisual.
Idealizador do projeto e mestre em artes pela UFMG, Leandro Wenceslau afirma que as oficinas propõem a compreensão e a prática de contextos colaborativos fundamentados na articulação de redes, diversidade em diálogo, valorização e preservação da identidade e memória da cidade, economia sustentável e na arte e linguagem como agentes transformadores.
“As oficinas também buscam introduzir a linguagem cinematográfica e seus conceitos técnicos, teóricos e filosóficos sobre o cinema aos participantes. Aliando teoria e prática,
trazemos subsídios para os alunos entenderem e realizarem todas as etapas da produção de um filme, utilizando de diversos recursos de linguagem e narrativa”, explica.
Temática 2022 – Para este ano, as oficinas e a produção dos filmes serão norteadas pela temática “Tempo em Nós (50+)”. O objetivo é despertar nos alunos um novo olhar sobre o público 50+, a partir de suas vivências e pretensões artísticas. “Queremos dar voz e representatividade para histórias que abordem narrativas e personagens ligados ao grupo 50+. É um tema emergente em nossa sociedade e envolve uma complexidade de questões que servem de base para compor as narrativas e buscas dos projetos a serem produzidos”, avalia Leandro Wenceslau.
Por ser um banco focado no ecossistema 50+, sendo o 5º maior pagador do INSS do país, o Mercantil aposta na iniciativa. Pretende, assim, refletir sobre a importância desta geração que está cada vez mais atuante no mercado de trabalho, na economia e na sociedade, além de incentivar e promover o acesso à arte e à cultura por meio da produção audiovisual.
O CINE VIDA
Com mais de 600 alunos nos últimos cinco anos e a realização de 25 oficinas nas áreas periféricas de Belo Horizonte, o projeto Cine Vida, idealizado por Leandro Wenceslau, da Produtora Estalo Criativo, busca, por meio da arte (cinema), potencializar a formação de novos artistas e técnicos ligados ao campo audiovisual (direção, fotografia, roteiro, produção, som, arte, dentre outras), além de formar cidadãos mais conscientes de sua capacidade de construção de uma nova realidade.
“Promovemos o protagonismo social, a valorização e a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, o compartilhamento de ideias e a cultura de paz. O projeto estabelece também diálogo com as principais agendas públicas e aposta na viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso”, complementa Leandro.
Relações com a mídia
Carla Fialho – carla.fialho@ehup.com.br – (31) 2551-3480
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.cm.br – (31) 98827-9002