24 de maio de 2024
Soluções pensadas para a longevidade aceleram o uso da tecnologia pelo público 50+
Geração prateada está mais conectada do que nunca e se adequa ao universo digital em todos os espaços
A evolução da tecnologia tem proporcionado uma fantástica transformação na vida das pessoas acima de 50 anos. Ao longo das últimas décadas, diversos recursos foram criados para facilitar a rotina de trabalho, em casa ou na rua. Assistentes virtuais, aplicativos de mensagens, sensores de movimento, equipamentos robóticos para limpeza, comandos de voz… São várias as interfaces nas quais a tecnologia se faz presente no dia a dia dos idosos, acelerando a inclusão deste público no mundo digital.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento mais acelerado do uso da internet está entre as pessoas com mais de 60 anos. Em 2016, a proporção de idosos que usavam a Internet era de 24,7%, número que subiu para 62,1%, em 2022. A justificativa para esse aumento seria, entre outros fatores, a evolução nas facilidades para uso da tecnologia e sua disseminação no cotidiano da sociedade.
A geração prateada está mais conectada do que nunca e têm ocupado espaços que, antes, eram dominados pelos jovens. Cada vez mais ativa, explora novas oportunidades no mercado de trabalho, empreende e aproveita os recursos tecnológicos para viver melhor, com mais conforto e praticidade.
Atuando na área de Tecnologia da Informação (TI) desde 1983, Katya Ocelli viu o computador nascer no Brasil. Aos 61 anos, é especialista de sistemas ativos do Banco Mercantil. “A área de TI é adequada para qualquer pessoa, não há limitações. Para mim, a idade não influenciou em nada. Se você está disposto a aprender, a idade não importa. Todos os dias nós aprendemos coisas novas. É só não bloquear o caminho”, diz.
Katya conta que começou a trabalhar em 1982, como secretária na Cemig, mas logo migrou para a área de tecnologia, onde fez vários cursos de aperfeiçoamento, usando ainda o computador analógico. No Banco Mercantil, ela está há 17 anos. Começou como analista de sistemas júnior e hoje faz de tudo um pouco: desde a análise de projetos, até o desenvolvimento e a sustentação, realizando atendimentos diários às demandas da empresa.
Gerente de Talentos e Cultura do Mercantil, Priscila Lopes ressalta que a participação de Katya e de outros colaboradores 50+ na equipe é fundamental: “Eles agregam muito conhecimento e, com a experiência longa de carreira, contribuem para a formação dos mais jovens”. Segundo Priscila, inclusive, o banco tem feito um esforço para atrair profissionais nessa faixa etária.
Soluções
Um exemplo de solução pensada exclusivamente com foco neste público é a adaptação de tecnologias como aplicativos de instituições bancárias. Segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), intitulada “A Inclusão Digital dos Idosos”, 85% destas pessoas dizem usar a Internet todos os dias ou quase todos os dias. De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados acima de 60 anos usam a Internet para fazer consultas online, 75% para serviços bancários digitais, 64% buscam notícias, 61% para falar com familiares e 54% para pesquisar sobre produtos e serviços. Do total, 75% usam a Internet para assistir a vídeos via streaming e 85% para acessar as redes sociais.
Para o Banco Mercantil, o público 50+ vem se mostrando cada vez mais engajado e envolvido com a digitalização do setor. Cerca de 50% da base de clientes já possui operação de crédito e a originação de contratos de crédito no primeiro trimestre via canais digitais (aplicativo e WhatsApp) totalizou 62% do total. Além disso, 60% dos novos clientes do Banco aderiram ao aplicativo logo no primeiro contato.
Relações com a mídia
Eulene Hemétrio – eulene.hemetrio@ehup.com.br – (31) 98827-9002